Ministro do Meio Ambiente ironiza índios por uso de celular em protesto: “Tribo do iPhone”

O grupo de indígenas ironizado pelo ministro Salles fazia um protesto em Brasília por ocasião do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril.
21/04/2021 - 19:44

O ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) publicou na manhã dessa terça-feira (20) uma série de fotos ironizando o uso de celulares por indígenas. Em sua conta no Instagram, o ministro divulgou 3 imagens de indígenas com aparelhos telefônicos nas mãos. As fotos têm círculos vermelhos desenhados em cima dos celulares.

Na legenda, Salles escreveu um único comentário: “Recebemos a visita da tribo do iPhone”. Procurado pelo Poder360 para explicar o motivo da postagem, o Ministério do Meio Ambiente não respondeu.

O grupo de indígenas ironizado por Salles fazia um protesto em Brasília por ocasião do Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. A manifestação era contrária à flexibilização de regras para mineração em terras indígenas. Eis a série de fotos:

A publicação do ministro foi feita as vésperas da Cúpula de Líderes sobre o Clima, encontro organizado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para o qual o governo brasileiro é pressionado a se comprometer com medidas ambiciosas para frear o desmatamento. O evento será na 5ª (22.abr.2021) e 6ª feira (23.abr).

Durante sessão plenária virtual da Câmara na tarde de 3ª feira (20.abr), a deputada indígena Joenia Wapichana (Rede-RR) criticou Salles pela publicação.

“Podemos usar qualquer tecnologia, podemos assumir qualquer cargo e posição. Nem por isso vamos deixar de ser indígenas. Somos cientes do nosso direito, por isso manifestamos publicamente que é obrigação do Estado defender o direito dos povos indígenas”, afirmou.

Blog do Gusmão Neto

Última do Blog
Brasil do atraso: mercado da cannabis está em alta e poderia estar gerando riqueza

Artigos

Dia da Advocacia: Celebrando a Justiça e o Compromisso com a Sociedade
Entrevistas
Por Luís Antônio de Lima Andrade
Sua saúde e bem-estar estão diretamente ligados à sua tireoide

Mais em