Aeroporto de Salvador espera movimento agitado em janeiro

18/11/2021 - 8:26
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Foto: Will Recarey/G1

Por Maysa Polcri, do Correio*

Já é senso comum que os baianos moram onde os turistas escolhem passar as férias. Mas em 2020, a pandemia da covid-19 fez com que muitos deles tirassem as viagens das suas listas de prioridades. Agora, o avanço da vacinação e a diminuição do número de casos da doença, têm movimentado o setor na capital e o Aeroporto de Salvador já prevê ter o melhor janeiro desde 2019, o que reflete diretamente no turismo da cidade. A expectativa é que os hotéis atinjam até 75% de ocupação neste mesmo período, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia.

Isso quer dizer que os números para o primeiro mês de 2022 devem superar o movimento do aeroporto de janeiro no último ano antes da pandemia. Outra notícia que anima o turismo é que o Salvador Bahia Airport terá seis destinos inéditos, com voos diretos para Montes Claros e São José do Rio Preto, na região Sudeste; Belém e Porto Velho, no Norte; Cuiabá, no Centro-Oeste; e Florianópolis, no Sul. Assim, a capital baiana estará ligada a 36 aeroportos, três a mais do que o ano passado.

“A nossa expectativa é de uma demanda aquecida, tanto pelo avanço da vacinação como pelo longo período que as pessoas passaram dentro de casa, ainda mais porque Salvador é um dos principais destinos turísticos do Brasil, tanto pelos seus elementos naturais quanto culturais”, explica Marcus Campos, gerente de Marketing e Promoção Aérea do Aeroporto de Salvador.

Nesta quarta-feira (17), inclusive, a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) promoveu um road show em Manaus e deu início às tratativas com o Governo do Amazonas e as empresas Gol e Latam para a implantação do voo direto Salvador-Manaus-Salvador. “A conectividade aérea é de suma importância na atividade turística, o Governo da Bahia estimula voos com desoneração do ICMS do querosene da aviação”, afirma o secretário Maurício Bacelar.

No setor de hotelaria as expectativas também são altas. O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (Abih-BA) Luciano Lopes afirma que a previsão para a ocupação em janeiro de 2022 seja 20% maior que a do primeiro mês de 2020. “Em setembro tivemos uma ocupação nos hotéis de 60,05% e de 64,5% em outubro, esses dados demonstraram uma boa trajetória de crescimento”, afirma Lopes.

Blog do Gusmão Neto

Última do Blog
Discurso do rebanho sobre “consciência humana” é tentativa de silenciar luta antirracista

Artigos

O imponderável mundo novo
O imponderável mundo novo
Por Roberto Amaral
Entrevistas
Por Luís Antônio de Lima Andrade
Sua saúde e bem-estar estão diretamente ligados à sua tireoide

Mais em