A vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, foi eleita por Ciro Gomes (PDT), candidato à presidência da República, para ser vice na chapa, formando uma aliança “puro sangue” do partido.
A decisão foi tomara durante uma reunião da Executiva do PDT em Brasília, na sede do partido, na manhã desta sexta-feira (5) – último dia para que as chapas sejam homologadas junto ao Tribunal Superior Eleitoral.
Segundo informações do jornal O Globo, uma ala do PDT apoiava o nome de Ana Paula Matos para o posto de vice de Ciro por ela ser a única mulher negra que disputava o cargo. Esse aspecto poderia dar mais representatividade à chapa.
Além disso, Ana Paula pode ser um diferencial para que o partido e Ciro Gomes se aproximem do ex-governador da Bahia ACM Neto (União Brasil). Na eleição de Bruno Reis, prefeito da capital baiana, o apoio de Neto foi determinante.
Em 2020, Ana Paula se elegeu ao lado de Reis. As principais pautas levantadas por ela foram o combate à desigualdade social e a defesa dos direitos das mulheres. A política é formada Direito, mestra em Administração e especialista em Finanças.
Essa não é a primeira chapa pura de Ciro Gomes. Em 2018, a escolhida para ser vice do pedetista foi Kátia Abreu, que na época integrava o PDT.