Semana do Consumidor intensifica ações da Vigilância Sanitária e Procon em Lauro de Freitas

13/03/2024 - 17:30
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Foto: Foto: Divulgação/PMLF

Durante a Semana do Consumidor, em Lauro de Freitas, a Vigilância Sanitária (VISA) e o Procon Municipal uniram forças em uma série de ações educativas. Com foco na sensibilização dos estabelecimentos comerciais, os órgãos buscaram garantir o cumprimento das normas de boas práticas previstas na legislação sanitária e de defesa do consumidor.  As atividades ocorreram na nesta segunda-feira (11) e terça-feira (12).

Os técnicos da Vigilância Sanitária visitaram estabelecimentos, como farmácias, restaurantes e supermercados, com foco em alimentos e serviços de saúde. Proprietários e responsáveis foram orientados sobre normas abrangendo desde a manipulação até a comercialização de produtos que afetam a saúde pública, destacando higiene, armazenamento e descarte adequados para segurança dos consumidores.

Simultaneamente, os agentes fiscais do Procon concentraram seus esforços na fiscalização do cumprimento das normas de defesa do consumidor. Além da verificação de preços e validade dos produtos, foram avaliadas questões como qualidade dos itens oferecidos, políticas de troca e devolução, publicidade verídica e o combate a práticas comerciais abusivas.

Conforme ressaltado pelo coordenador da VISA, Adriano Almeida, a iniciativa educativa e fiscalizadora busca oferecer apoio aos comerciantes, priorizando o bem-estar dos consumidores. “A ação conjunta com o Procon tem o caráter orientador, especialmente durante esta Semana do Consumidor, onde reforçamos ainda mais a importância de garantir a qualidade e segurança dos produtos e serviços oferecidos aos consumidores”, disse.

Natali Santos, diretora de fiscalização do Procon, reforça que a ação foi imprescindível para a Semana do Consumidor. “É fundamental que os estabelecimentos comerciais do município estejam cientes de suas obrigações para com o consumidor, pois sabemos que este não tem o mesmo acesso às dependências dos comércios para verificar se há ou não irregularidades quanto à forma de manuseio, conservação, dentre outras questões”, frisou.

Blog do Gusmão Neto

Última do Blog
Passou no teste: Bruno Reis experimenta seu primeiro momento popular

Artigos

A importância da Câmara na construção de uma cidade melhor
ministro-696x456
Por Presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB)
Entrevistas
Por Luís Antônio de Lima Andrade
Sua saúde e bem-estar estão diretamente ligados à sua tireoide

Mais em