Bahia está pronta para atrair indústria de químicos verdes, diz diretor executivo da Quinto Energy

13/06/2024 - 12:00
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Foto: Foto: Enaldo Pinto

O estado da Bahia já possui todos os elementos necessários para se tornar polo da indústria de químicos verdes. É essa a análise do diretor executivo da Quinto Energy, Rafael Cavalcanti, que participou do Workshop Bahia Estado Sede do Refino Verde, realizado pela SDE-BA (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), na sede da FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia).

A Quinto Energy é uma empresa que desenvolve projetos de energia eólica e solar em larga escala, com foco na produção do hidrogênio verde. Os projetos da empresa atualmente abrangem 17 municípios baianos. “Nós já tínhamos tudo, só não sabíamos. E quando descobrimos, não paramos mais. Vamos trazer para nossa realidade a indústria dos químicos verdes”, disse ele, que também parabenizou a iniciativa da SDE.

“O evento traz e coloca a Bahia naquilo que ela já tem vocação e infraestrutura para fazer. Então, o que a gente espera em sequência é a concretização, porque está basicamente tudo pronto. Precisávamos apenas desse posicionamento da Bahia para atrair as pessoas a se movimentarem e tornar uma realidade”, acrescentou.

Entre os presentes no debate estiveram representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis Zé Eduardo Dutra (INEEP), bem como o ex-presidente da Petrobras, Sérgio Gabrielli, que tem se debruçado bastante nos estudos relacionados ao hidrogênio verde, estando em parceria com a Quinto para avançar nas estratégias de desenvolvimento dos químicos verdes, a exemplo do SAF e etanol. “Só não temos a indústria montada”, afirmou Gabrielli, acrescentando que o próximo passo é atrair essa indústria.

O workshop contou ainda com entidades públicas e privadas unificando forças e discutindo estratégias para construir políticas de fortalecimento para o desenvolvimento de um Hub de Cadeia de Hidrogênio Verde e seus Derivados no Estado. A estratégia agora da SDE é atrair instituições, academia e empresas que possam aderir à ideia de fomento à criação e implementação de um empreendimento, com a participação de grandes companhias do setor, a ser instalado no Polo de Camaçari, onde será produzido hidrogênio verde e seus derivados.

Blog do Gusmão Neto

Última do Blog
Passou no teste: Bruno Reis experimenta seu primeiro momento popular

Artigos

A importância da Câmara na construção de uma cidade melhor
ministro-696x456
Por Presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB)
Entrevistas
Por Luís Antônio de Lima Andrade
Sua saúde e bem-estar estão diretamente ligados à sua tireoide

Mais em