Parque de Exposições recebe Adelmário Coelho, Maiara e Maraísa e Heitor Costa na abertura do São João que terá 12 dias de mistura de ritmos

14/06/2024 - 18:00
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Foto: Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O tradicional São João do Parque de Exposições, em Salvador, começou nesta quinta-feira (13) com shows de artistas do forró, arrocha e da música sertaneja que integram os próximos 12 dias de festa. O primeiro dia reuniu centenas de pessoas para assistir Maiara e Maraísa, Adelmário Coelho, Heitor Costa, Fábio Carneirinho, Página Virada e outras atrações. O vice-governador Geraldo Júnior prestigiou a abertura da festa.

“Além do Parque de Exposições, vamos ter quatro dias de festa no Centro Histórico, no Pelourinho. Vão ser três dias de festa no Subúrbio Ferroviário, em Paripe, e no próximo dia 16, no domingo, a gente vai encerrar o concurso de quadrilhas. São 60 equipes disputando o prêmio da melhor quadrilha dos 27 territórios”, detalhou o vice-governador sobre o planejamento do São João esse ano.

O professor Matheus Carvalho foi com o namorado curtir seu primeiro dia dos festejos juninos e compartilhou a expectativa para uma festa de paz e solidariedade. “Espero que seja um São João de muito forró, de muita diversão, muita alegria para o povo baiano, que a gente curta com paz, com harmonia, junto de quem a gente gosta e, sobretudo, que a gente possa ajudar as pessoas que estão em vulnerabilidade social, não é? Esse é o projeto do nosso São João. Começamos doando para o Bahia Sem Fome”, dividiu.

Promovido pela Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado (Sufotur), o São João do Parque de Exposições recebe até o dia 2 de julho, apresentações de Calcinha Preta, Flávio José, Estakazero, Seu Maxixe, Limão com Mel e João Gomes. Artistas baianos como Silvano Sales, Daniela Mercury, É o Tchan, Durval Lelys, e Igor Kanário também fazem parte da programação.

Fã de Maiara e Maraísa, a curitibana Paola Santana, de 28 anos, disse não deixar o Parque de Exposições até as artistas entrarem no palco. “Não importa a hora que ela entrar, eu vou estar aqui esperando”, reforçou com empolgação. “Eu achei tudo muito organizado. Achei o lugar incrível, o palco está incrível, com atrações espetaculares. Achei muito boa a organização”, avaliou a turista sobre o evento no Parque.

Para o cantor Adelmário Coelho, a ampliação dos dias de festa na capital baiana é um compromisso com a tradição. “É uma alegria muito grande, né? Você ver o Governo do Estado fazer 14 dias de São João aqui na capital baiana. A gente fica muito feliz como forrozeiro, como defensor da cultura nordestina”.

Festa de solidariedade

Como Matheus, outras pessoas que forem ao Parque de Exposições poderão doar um quilo de alimento para o Bahia Sem Fome. No acesso ao Parque de Exposições, um ponto de coleta recebe alimentos não perecíveis até o dia 2 de julho. O programa distribui as doações para entidades, comunidades e pessoas em vulnerabilidade que vivem em território baiano, em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Saúde no São João
Durante todo o período do São João, o Parque de Exposições e as festas em Paripe, Periperi e no Pelourinho vão contar com o plantão especial da Saúde. A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) está com postos instalados nos locais da festa e no Hospital Geral do Estado, que terá no plantão, tratamento de queimados e um centro de atendimento para múltiplas vítimas. Foram investidos R$ 4,5 milhões pela secretaria para as ações de reforço na assistência à saúde.

Segurança integrada
No âmbito da Secretaria da Segurança Pública (SSP), somente no Parque de Exposições foram instaladas 30 câmeras de reconhecimento facial. Outras 450 foram instaladas em festejos populares em todo estado.

Segundo a SSP, uma operação de segurança também está sendo coordenada em Salvador, pelo Centro Integrado de Comando e Controle, com o trabalho conjunto das polícias Militar, Civil e Técnica, do Corpo de Bombeiros, da Guarda Municipal, da Transalvador e da CCR Metrô. Na capital, são 5.932 policiais militares, 1.150 bombeiros, 291 policiais civis, 95 servidores da Polícia Técnica e outros 84 da SSP, no São João até o dia 2 de julho.

Blog do Gusmão Neto

Última do Blog
Passou no teste: Bruno Reis experimenta seu primeiro momento popular

Artigos

A importância da Câmara na construção de uma cidade melhor
ministro-696x456
Por Presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB)
Entrevistas
Por Luís Antônio de Lima Andrade
Sua saúde e bem-estar estão diretamente ligados à sua tireoide

Mais em