Jurailton Santos sugere criação do programa ‘Nutrindo a Esperança’

05/07/2024 - 11:00
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Foto: Foto: AscomALBA/AgênciaALBA

O deputado Jurailton Santos (Republicanos) encaminhou ao Governo da Bahia, através da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), indicação para implementação de um programa, intitulado “Nutrindo a Esperança”, com objetivo de capacitar jovens mulheres negras – dentro da faixa etária de 15 a 29 anos e em vulnerabilidade socioeconômica – para atuação na produção agroecológica de alimentos e no empreendedorismo.

A sugestão foi endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues e demais chefes das pastas do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), de Políticas para as Mulheres (SPM), da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) e de Desenvolvimento Econômico (SDE).

O parlamentar justifica que a iniciativa visa fomentar a produção e comercialização de alimentos de base agroecológica, através um programa abrangente de incentivo à educação e capacitação profissional nas áreas de criação, desenvolvimento e comercialização de novos produtos, a partir de insumos de hortas periurbanas e espaços rurais. Segundo o deputado, a proposta foi originalmente desenvolvida por jovens estudantes de nutrição, que venceram uma competição promovida pelo seu mandato parlamentar.

O republicano traz na indicação, entre outras informações, dados de 2023 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) sobre ocupação de jovens, sendo o gênero feminino mais afetado com a desocupação, chegando a 25,6% em comparação com os homens, com 14,2%. “Ao investir na educação e no bem-estar das jovens mulheres negras, estaremos fortalecendo a estrutura socioeconômica de nossa comunidade, promovendo a inclusão social e contribuindo para o desenvolvimento sustentável”, defendeu Jurailton Santos.

Blog do Gusmão Neto

Última do Blog
Passou no teste: Bruno Reis experimenta seu primeiro momento popular

Artigos

A importância da Câmara na construção de uma cidade melhor
ministro-696x456
Por Presidente da Câmara, vereador Carlos Muniz (PSDB)
Entrevistas
Por Luís Antônio de Lima Andrade
Sua saúde e bem-estar estão diretamente ligados à sua tireoide

Mais em