Lula diz que espera relação civilizada e sem olhar ideológico com Donald Trump

18/11/2024 - 12:56
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que espera uma relação civilizada e baseada no vínculo entre dois chefes de Estado com Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos.

A declaração foi dada entrevista ao Fantástico durante os preparativos para reunião da cúpula de líderes do G20, no Rio de Janeiro, e destoa de algumas das falas recentes de Lula com relação à política americana ao acenar para diálogo com o republicano.

“Eu mantenho uma relação civilizada com qualquer governo. Eu não olho ideologicamente quem é o presidente. Eu olho ideologicamente quem é o presidente que vai ser chefe de Estado”, disse Lula.

“A minha relação com o Trump vai ser uma relação oficial, como eu tive como o [George W.] Bush, como eu tive com o Obama e como eu tive com o Biden. Eu tenho uma relação do Estado brasileiro com o Estado americano, e todo mundo sabe: eu gosto de respeitar e gosto de ser respeitado”, afirmou o presidente brasileiro.

“O Brasil tem seus interesses, os EUA têm seus interesses, e nós precisamos construir o interesse de construir uma civilidade civilizada. É esse o comportamento que eu espero do Trump, e é esse comportamento que eu vou dedicar aos EUA”, disse, ainda, o presidente.

No início de novembro, em entrevista à TV francesa TF1, o presidente brasileiro disse que torcia pela vitória da vice-presidente americana e então candidata à Casa Branca, Kamala Harris. Ele também criticou Trump, e falou em “fascismo e nazismo” voltando com “outra cara”.

Lula afirmou na ocasião que a vitória de Kamala era “mais segura” para a democracia e citou os ataques ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021, quando Trump incitou seus apoiadores a invadir o Congresso no dia que a Casa certificava a vitória de Joe Biden.

Uma semana depois, o brasileiro disse que Trump precisava pensar “como um habitante do planeta Terra” ao se referir a declarações do americano a respeito da crise climática.

“Acredito que o presidente Trump tem de pensar como um habitante da planeta Terra. E se ele pensa como o governante do país mais importante, mais rico do mundo, que tem mais tecnologia e que é melhor preparado do ponto de vista bélico, ele tem de ter a noção de que os Estados Unidos estão no mesmo planeta que eu estou”, disse.

Blog do Gusmão Neto

Última do Blog
Mais um estudo comprova eficácia da cannabis em tratamento para autistas

Artigos

Dia da Advocacia: Celebrando a Justiça e o Compromisso com a Sociedade
Entrevistas
Por Luís Antônio de Lima Andrade
Sua saúde e bem-estar estão diretamente ligados à sua tireoide

Mais em ,