Projeto Encontros Negros retorna com debates sobre protagonismo e identidade negra

18/11/2024 - 12:33
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp

Evento reúne nomes como Elisa Lucinda, Pierre Onassis e Tiago Banha para discutir representatividade e identidade negra em comunicação, tecnologia, música e literatura

A Casa do Benin será o palco da nova edição do Encontros Negros, um projeto que visa fortalecer a identidade e a conscientização racial da população negra, destacando narrativas positivas e emancipadoras. Com o tema “Por que lutamos?”, o evento deste ano abordará o compromisso e as lutas da comunidade negra em diversas áreas, como política, educação, comunicação, ciência e tecnologia, promovendo diálogos enriquecedores sobre o protagonismo e o empoderamento afro-brasileiro.

A programação inclui uma série de mesas redondas com convidados de destaque. No dia 26 de novembro, às 14h30, a mesa “Vozes Negras na Era Digital: a tecnologia como Ferramenta de Empoderamento e Representatividade” contará com a participação de Tiago Banha e Edilene Alves. No mesmo dia, às 16h30, será realizada a mesa “Composição Negra: Identidade, Resistência e Inovação na Música Brasileira”, com A Dama e Pierre Onasis.

Já no dia 28 de novembro, às 14h30, o evento abordará o tema “Comunicação e Representatividade: A Voz da Comunidade Negra na Mídia”, com Nina Santos e Igor DSN. Para encerrar a programação, às 16h30, será realizada a mesa “Literatura Negra: Vozes, Narrativas e Resistência”, com a participação de Elisa Lucinda e Quito Ribeiro. As inscrições serão feitas no Sympla pelo link: https://bit.ly/encontrosnegros24

Proposta do evento – O Encontros Negros surgiu de uma inquietação: promover o resgate da memória e da cultura afro-brasileira como caminho para a emancipação identitária. A edição de 2023, “O Ontem é Hoje: Encontros Negros para um tempo ancestral”, foi marcada por histórias inspiradoras que encorajaram a população negra de Salvador a ocupar novos espaços na sociedade. A nova edição, que acontecerá nos dias 26 e 28 de novembro de 2024, busca refletir a necessidade urgente de visibilidade e representatividade.

“Queremos mostrar a nossa diversidade e o nosso olhar plural, porque ainda somos uma presença rara em muitos espaços importantes. Este tema questiona, por que lutamos, quando as estatísticas mostram que ainda estamos sub-representados nos espaços de poder e visibilidade,” afirma Mirtes Santa Rosa, uma das diretoras do projeto.

Segundo levantamento da ONG República.org, apenas 14,58% dos cargos mais elevados na administração pública são ocupados por pretos e pardos. Esses números se repetem nas estatísticas das lideranças em empresas e nas instituições acadêmicas: apenas 10,3% das lideranças em agências de publicidade e menos de 3% das mulheres negras têm acesso a cargos de ensino e pesquisa. “A cultura é uma ferramenta poderosa de transformação, e este projeto cria um espaço onde a inovação e a tradição se encontram, dando força às novas gerações e incentivando a ocupação desses espaços que historicamente nos foram negados”, afirma Camilla França, diretora do Encontros Negros.

O Projeto Encontros Negros é realizado pela Umbu Comunicação & Cultura, com o apoio da Casa do Benin através da Fundação Gregório de Matos e Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, apoio de mídia da Imagem Digital OOH, Rádio Nova Brasil e patrocínio do Governo do Estado da Bahia por meio da Embasa.

Blog do Gusmão Neto

Última do Blog
Mais um estudo comprova eficácia da cannabis em tratamento para autistas

Artigos

Dia da Advocacia: Celebrando a Justiça e o Compromisso com a Sociedade
Entrevistas
Por Luís Antônio de Lima Andrade
Sua saúde e bem-estar estão diretamente ligados à sua tireoide

Mais em